Ação do vereador Cabo Zanola obriga o Estado a repassar a verba da Educação para São João del-Rei
Atualizado: 17 de fev. de 2020
Em 2018, o Juiz de Direito Pedro Parcekian deferiu o pedido de urgência da ação proposta pelo vereador e advogado Cabo Zanola contra o Governo do Estado sobre a falta de repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Zanola provou na justiça o caos em que se encontra a educação são-joanense e a falta de comprometimento com o salário de todos os professores e com isso, o Estado foi obrigado a repor o valor de R$ 1,3 milhão para os cofres da educação do município no prazo de 48 horas sob pena de sequestro de valores. “Sempre defendemos que o investimento na educação é a garantia para um futuro promissor do nosso país e os professores são as peças-chave da concretização desse avanço, em hipótese alguma poderíamos deixar que eles ficassem sem o pagamento. Ficamos muito felizes por termos a oportunidade de contribuir mais uma vez com o nosso município, mas, ao mesmo tempo, lamentamos o descaso do Governo Pimentel com os nossos profissionais da educação, desde os serventuários aos professores, que trabalham duro diariamente e não são valorizados”, afirmou o vereador.

De acordo com o prefeito Nivaldo Andrade, o vereador Cabo Zanola salvou a folha de pagamento dos servidores da educação. “Se não fosse o Zanola os professores não receberiam pagamento deste mês porque o município não teria condições de fazê-lo. A educação da nossa cidade está na UTI, pois o Estado não tem repassado nada para São João del-Rei e graças às ações dele é que temos conseguido caminhar”, destacou o prefeito.
A secretária Cíntia Leite ressaltou a importância dessa ação e agradeceu o vereador por mais esta grande conquista para a cidade. “É uma vitória para nós e temos que agradecer demais ao Cabo Zanola em nome de toda a comunidade escolar por mais esta iniciativa em prol da nossa educação”, disse.