Ação de Cabo Zanola traz retorno para restauração da Escola Estadual João dos Santos
Atualizado: 29 de out. de 2019

As intervenções do vereador Cabo Zanola acerca do problema enfrentado pela Escola Estadual João dos Santos, tiveram retorno do Deputado Estadual Raul Belém. Em ofício, o deputado informou ao vereador que a restauração do prédio da escola foi retomada pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagens de Minas Gerais (o DEER-MG) e está com 33% de andamento.
O vereador Cabo Zanola, que entrou em contato com o deputado Raul Belém e buscou recursos para que o problema fosse solucionado o mais rápido possível, entende que a Escola faz parte da história da cidade e os alunos não podem ser prejudicados pelo descaso com o nosso patrimônio.
“O ‘João dos Santos’ é uma edificação tombada pelo patrimônio da cidade e por isso o projeto deve ser criterioso. Entretanto, é importante que providências sejam tomadas o mais rápido possível e foi por esse motivo que eu corri atrás de recursos para a obra, comuniquei o prefeito, os deputados em Belo Horizonte e, felizmente, o Raul Belém abraçou a causa e recentemente trouxe boas notícias. A restauração será retomada e os nossos alunos continuarão estudando em uma escola referência de ensino, legado e cultura”, afirma.

Em fevereiro, 2019, aconteceu uma reunião com diversas autoridades locais e estaduais que debateram possíveis soluções para os problemas. Uma engenheira e o Corpo de Bombeiros identificaram riscos de desabamento e incêndio no local. Segundo a superintendente regional de ensino, Adriana Leitão, todas as medidas cabíveis foram tomadas e a escola está foi respaldada pela Secretaria Estadual de Educação que providenciou um projeto arquitetônico da escola centenária e aguardava liberação de verba do governo do estado. A direção afirmou que nenhum aluno corria risco e que àqueles que estudavam nas salas antigas do prédio histórico, foram realocados para um espaço alugado.