Cães do Corpo de Bombeiros de Minas que atuaram em Brumadinho serão homenageados em São João del-Rei
Atualizado: 7 de out. de 2019
No dia 05 de julho às 18h, o Teatro Municipal será palco de uma sessão solene para homenagear o trabalho do Corpo de Bombeiros frente ao rompimento da barragem de Brumadinho. Realizada pela Câmara Municipal em parceria com a Secretaria de Cultura, a solenidade e a homenagem que encerrarão a semana do Bombeiro foram idealizadas pelo vereador Cabo Zanola, que também é Bombeiro Militar.
Pela primeira vez em Minas Gerais, os cães do Pelotão de Busca e Salvamento com Cães (PBUSCA), parte importantíssima do trabalho de resgate e salvamento em Brumadinho, também serão condecorados. Também no dia 05 de julho, às 18h, juntamente com os demais Bombeiros, os cães receberão a Medalha Tancredo de Almeida Neves (a de mais alta honraria no município de São João del-Rei) pelas mãos da Presidente da Sociedade São Francisco de Assis de Proteção aos Animais, Mara Nogueira Souto, que diz: “A homenagem a estes animais é uma forma de reconhecer sua importância frente à sociedade. Será um grande prazer poder homenagear animais de tão grande reconhecimento em nome de todos os protetores de animais de Minas Gerais”.
A importância do trabalho dos cães
Segundo o portal da BBC Brasil, Bombeiros que trabalham com cães farejadores costumam dizer que um deles vale por 20 militares, e esse rendimento é possível graças ao olfato apurado dos cães: eles são capazes de perceber odores que as narinas humanas não captam. Além dessa habilidade, os cães do PBUSCA são curiosos e obstinados, e mantém um trabalho intenso ainda que sejam necessários por longos períodos de tempo.
A dedicação dos mais de 50 animais é tão intensa quanto dos Bombeiros Militares, e é reconhecida pelo próprio Corpo de Bombeiros: o Border Collie Thor, um dos cães condecorados na solenidade do dia 05, foi homenageado pelo Sargento Leonardo, seu parceiro de busca, em rede social. Segundo relato do Sargento, o cão de cinco anos de idade é seu parceiro nas missões e já encontrou muitas pessoas sob a Lama de Brumadinho, inclusive em locais de difícil acesso.
Os trabalhos de busca ainda estão ativos na cidade de Brumadinho, e os cães seguem escala cuidadosa para equilibrar o trabalho exaustivo com o tempo correto de descanso, auxílio veterinário e alimentação nutritiva.
Relação de Cães Homenageados
Thor - Border Collie
Anubis - Pastor Belga de Malinois
Bolt - Border Collie
Foto 1: Mauro Pimentel/AFP; Foto 2: Fernando Moreno/Futura Press/Estadão Conteúdo;