Cabo Zanola protocola projeto que visa implantar a Escola sem Partido em São João del-Rei
Atualizado: 17 de fev. de 2020
A medida visa proteger as crianças das doutrinações político partidárias, ideologias de gênero e práticas religiosas.

Nesta quinta-feira, 07, o Vereador Cabo Zanola protocolou um Projeto de Lei que visa instituir no sistema municipal de ensino do município de São João del-Rei, o "Programa Escola sem Partido".
Segundo Zanola, os alunos precisam de um ambiente em que impera o pluralismo de idéias, mas de total neutralidade política, ideológica e religiosa do Estado. Ambientes dessa natureza se revelam como um campo fértil para o aprendizado científico e formação acadêmica.
O vereador ainda entende que é necessário e urgente adotar medidas eficazes para prevenir a prática da doutrinação política e ideológica nas escolas, que inevitavelmente usurpam o direito dos pais, de que seus filhos recebam a educação moral que esteja de acordo com suas próprias convicções.
Este projeto atua como uma forma de medida preventiva, pois é importante relembrar que o município já foi alvo de desrespeito à família no ano de 2015 quando houve a votação do Plano Decenal da Educação. Naquela oportunidade, a população são-joanense atendeu a um chamado de socorro da família e realizou uma movimentação histórica em frente à Câmara Municipal durante a reunião que retirou a ideologia de gênero das escolas.
“Nós temos que pensar que nossas crianças e adolescentes passam um terço do dia nas escolas, portanto, a escola tem que ser um ambiente onde possamos confiar a integridade dos nossos filhos. Não devemos esquecer que a educação moral, religiosa, ideológica e política é um direito dos pais e isso está previsto pela Convenção Americana de Direitos Humanos, só precisamos aplicar esse direito de forma efetiva e fiscalizar. Não é novidade para ninguém, eu defendo a família e sua honra, então a melhor forma de evidenciar a minha bandeira é garantindo que os pais tenham direitos sob a educação de seus filhos; educação essa que vai além da escola”, afirma.
O projeto do vereador agora engloba os mais de sessenta apresentados em decorrência do programa ‘Escola sem Partido’, em âmbito nacional, estadual e municipal.
Conheça o projeto na íntegra clicando aqui.