Lei 'Prata da Casa', de autoria do vereador Cabo Zanola, garante visibilidade aos artistas locais
Atualizado: 17 de fev. de 2020
A cidade de São João del-Rei sempre foi palco de diversas atrações culturais que recebem auxílio financeiro diretamente da Prefeitura, a Del-Rei Expo é um exemplo. Tendo em vista que os artistas contratados para os eventos eram, em sua maioria, de fora da cidade, o vereador Cabo Zanola viu a necessidade de favorecer a identidade cultural de São João del-Rei. Assim, a Lei Prata da Casa (5176/2015), de sua autoria, pede que todo evento feito com ajuda de custo da prefeitura tenha 20% da sua verba destinada à contratação de artistas locais, assegurando o direito dos mesmos de se apresentarem e dar visibilidade aos seus trabalhos. Dessa forma, a Lei garante que São João del- Rei continue sendo um berço de novos talentos artísticos, além de incentivar a cultura local.
Para o vereador, tendo em conta que a cidade que já foi a capital brasileira da cultura e é considerada o berço da arte e da música, é inconcebível não dar oportunidade para os nossos talentos locais. “Nossa cidade respira cultura e seria uma injustiça não valorizar esses tesouros artísticos que temos aqui”, destacou Zanola.
A estudante Débora Rodegheri considera os shows locais a oportunidade perfeita para descobrir novos artistas. “Conheci muitos músicos da cidade na exposição este ano e me diverti muito! O momento dessas apresentações é a oportunidade perfeita de conhecer e acompanhar o trabalho do pessoal daqui. Espero que eles sejam muito famosos. Vou poder dizer que conheço desde o começo da carreira! (risos)”.