PEC Paralela: Atenção à sua aposentadoria
Está em andamento no Congresso, a PEC Paralela, que encontra-se em via de aprovação, sendo assim, o cálculo do benefício ficará vantajoso, garantindo maior valor de aposentadoria.
Na regra antiga, esse valor era calculado tomando as remunerações que o sujeito teve ao longo de sua vida, como base para cálculo sendo que alguns salários muito baixos eram desconsiderados, ou seja, um período de desemprego ou aquele salário considerado como “bico”, era desconsiderado pelo cálculo, fazendo com o que o mesmo fosse realizado com os salários maiores, possibilitando maior valor final.
Na regra atual, o INSS usa todas as remunerações para calcular o valor da aposentadoria, incluindo às pequenas contribuições, diminuindo o valor final de aposentadoria.
Na regra da PEC PARALELA, quem se aposentar até o final de 2021, entra na regra antiga, sendo desconsiderado 20% das contribuições mais baixas. Quem se aposentar entre 2022 e 2024, terá 10% das contribuições mais baixas desconsideradas. Entretanto, quem se aposentar a partir de 2025, entra na regra atual, que considera todas as contribuições, o que prejudica o valor final da sua aposentadoria.

Fique atento à aprovação da PEC e entenda o melhor momento para pedir sua aposentadoria.
O Congresso não para de mexer nas regras da Nova Previdência, com isso, vale à atenção na hora de pedir o benefício.