Vereador Cabo Zanola entra com ação para garantir assistência médica aos Bombeiros de Brumadinho

O vereador Cabo Zanola entrou com uma ação contra a empresa Vale na quinta-feira dia 21 de março. Uma ação inovadora diferente de todas que já foram propostas até hoje. “Na minha condição de bombeiros conhecedor das dificuldades e também como advogado protocolamos essa ação para defender aquilo que ninguém defendeu. Vimos indenizações para as questões ambientais, para a família, para a reconstrução de casas, milhões e milhões para a corporação adquirir maquinário e equipamentos, questões trabalhistas. Mas em nenhum momento vimos às pessoas se preocuparem com os bombeiros”.

A solicitação do vereador é de que os militares que atuaram em Brumadinho tenham acompanhamento médico por 20 anos. Além de legislador que tem como uma de suas frentes a segurança pública, Zanola também integra o Corpo de Bombeiros e se viu preocupado com a saúde pública desses heróis brasileiros que colocaram em risco suas vidas para dar um pouco mais de conforto para os familiares que estavam ansiosos por notícias das vítimas.

Cabo Zanola entende que o acidente foi provocado por uma empresa privada e ela tem que arcar com todos os custos, inclusive médico, já que os bombeiros tiveram um grande contato com a lama tóxica e podem ter doenças graves, como o Câncer. “Nossos heróis brasileiros vão precisar de um tratamento à longo prazo. O reflexo do contato com a lama começará a se manifestar daqui dez anos. E como vimos na imprensa já foi constatado que alguns bombeiros estão com elevado índice de metais pesado no sangue. Quem vai garantir a eles esse acompanhamento médico?”, questiona.

O vereador acredita que apesar do Estado ser responsável pelos Bombeiros é a empresa que causou a tragédia que deve dar assistência médica para esses bombeiros. “Esse é o segundo acidente com barragem de mineradora que acontece em Minas Gerais em menos de cinco anos. A empresa que ocasionou essa tragédia tem que ser responsabilizada. Até quando os mineiros terão que arcar com esses custos. Quando o Estado paga essa conta na realidade somos nós contribuintes que pagamos”, desabafa Cabo Zanola.


60 visualizações0 comentário
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Twitter Ícone
Ativo 2.png
Logo-HBT-flat.png
PRODUZIDO POR